terça-feira, 21 de julho de 2015

Sedução Estética

"Para conhecer, é necessário eleger entre incertezas pertinentes"
Alfredo Hoyuelos


Nas entranhas do pensamento de Loris Malaguzzi, conhecer está relacionado com a dimensão estética. Para o pedagogo, a estética é uma condição de estarmos em ressonância com o mundo.
Conhecer é esta vibração estética da criança com o mundo a sua volta, "é a vibração estética que nos empurra a dar nomes, nomes as figuras e cores, e as figuras e cores que parecem não existir" (MALAGUZZI, 1995, p.83).
Por isso, para as crianças bem pequenas, conhecer é algo que envolve a escolha e o desejo em nomear poeticamente as diversas experiências vividas nos tempos e espaços, na interação com a materialidade e nos encontros com seus pares.
Construir conhecimento é um processo de eleição de valores a partir dos objetos que provocam o desejo por compreende-lo, por dominá-lo para transformar em algo que possa responder as perguntas provisórias que cada criança carrega consigo.
Assim, como uma provocação, compartilho algumas imagens que podem "seduzir esteticamente" os meninos e meninas para construir conhecimentos. Um espaço satisfatório e convidativo, com materiais inteligentes podem configurar a organização de um bom contexto para as crianças. 

Bom trabalho!
Paulo Fochi










Um comentário: