sábado, 31 de janeiro de 2015

Radiografia da Educação Infantil no RS

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, desde 2007, está fazendo um trabalho muito interessante no que diz respeito a organizar e comunicar os dados referentes a oferta e demanda da Educação Infantil aqui no estado do RS.

Acabam de publicar neste ano os dados referentes a 2014 e, presenteiam os municípios com informações referentes as vagas que precisam abrir até 2016 para o atendimento das Metas do Plano Nacional de Educação - PNE.

Diferente dos anos anteriores, a forma de publicação deste ano está dividida em 3 etapas:
 (i) Análise geral, onde constam dados comparativos referente ao Estado do Rio Grande do Sul e o Brasil, assim como, um quadro evolutivo da oferta desde 2008.
(ii) Posição dos Municípios, mostra como os 496 municípios do RS estão em relação a oferta e demanda de vagas para a Educação Infantil. Neste quadro, é possível ter acesso aos dados populacionais e as vagas ofertadas, assim como, o documento ainda apresenta a necessidade que cada município tem para atender as metas de 50% da creche e 100% da pré-escola.
(iii) Análise individual dos municípios, é a grande novidade. É possível consultar cada município e verificar a população geral do município, a população de 0-3 anos e de 4-6 anos, a renda per capita, a porcentagem de população urbana e rural, os investimentos feito em educação, um gráfico que comparar as matrículas do município em relação ao estado para cada idade que compreende a faixa etária da educação infantil. Além disso, média de carga horária diária da Educação Infantil, necessidade de vagas, evolução das vagas, receita dos impostos, índice de desigualdade.

Para acessar o portal do TCE, o link é este:


Nenhum comentário:

Postar um comentário