domingo, 18 de agosto de 2013

DOCUMENTÁRIO: MUITO ALÉM DO PESO

Compartilho o documentário "Muito além do peso" exatamente na semana em que o Senado aprova a proibição de alimentos considerados de baixo teor nutricional em cantinas escolar e, além disso, que também proíbe a utilização desses alimentos em seus cardápios.

São alarmantes os dados mostrados, tanto em relação a quantidade de açúcar, sal e gordura dos alimentos, como da quantidade de crianças com problemas causados em função da obesidade ou do sobrepeso. Mas, a mim, é mais assustador ainda perceber o quanto natural tornou-se tais hábitos na vida cotidiana das famílias.

Nesse sentido, destaco algo que durante o documentário é dito pelos pais diversas vezes, "ele gosta", "ele só come isso". O gostar parece estar associado a "natureza" da criança, como se o Ruffles, a Coca-Cola ou, o Macdonald's viesse "embutido" no DNA das crianças.

A criança PASSA a gostar, ou, a criar o hábito por tais produtos a partir do momento que estes são apresentados ou, estão presentes no seu dia a dia. É certo que, como bem destaca o documentário, a TV e a mídia são aliadas a proliferação de tais comportamentos, no entanto, quem compra, quem também consome e, quem deixa a disposição das crianças em suas casas, são os adultos "responsáveis" por elas.

Além disso, fiquei pensando em relação a escola. Não raro, nas festas de aniversário, comemorações de datas festivas, os pedidos e "orientações" das escolas são justamente esses e outros produtos alimentares. Ainda temos a crença de que isso não faz parte do currículo escolar, infelizmente. Pois ao contrário do que se pensa, essa orientação e essa porta que a escola abre a alimentos bons ou ruins também faz parte do processo educacional, ou seja, também está dentre as narrativas das quais vamos situando as crianças no mundo. Também prenuncia que tipo de sociedade a escola está desejando.

Compartilho o documentário para que pais, professores, gestores educacionais e formadores possam pensar, refletir e dialogar sobre "MUITO ALÉM DO PESO".






Mais informações sobre o documentário, aqui.
Mais informações sobre a proibição da 
venda de alimentos gordurosos pode ser acessado aqui.

2 comentários:

  1. Paulo, esse documentário é maravilhoso!! Todo o professor deve ver esse documentário antes de trabalhar "alimentação saudável" na escola. Mostrar o que realmente tem nos alimentos que eles costumam comer e quanto aquilo é bom ou não para a saúde... E esse documentário serve tanto para escola como para as famílias. Alertar os pais da importância de trazer a criança para conhecimento dos alimentos saudáveis, plantar com a criança, cozinhar com a criança... Porque assim como a mídia "ensina" a criança a gostar de um hambúrguer com a intenção que "ensinando" isso desde criança ela vai levar isso para o resto de sua vida, nós como professores, família, devemos alertar o quanto a mídia manipula e o verdadeiro "valor" que tal alimento tem para a sua vida.
    Vale muito a pena ver esse documentário e levar para as escolas, famílias, amigos... é um alerta de alimentação não somente para as crianças, mas também para os adultos.

    ResponderExcluir
  2. Filme que deveria passar na Tela Quente, Sessão da Tarde e qualquer faixa de horário nobre! Tem uma crítica em www.artigosdecinema.blogspot.com/2013/12/muito-alem-do-peso.html

    ResponderExcluir