segunda-feira, 29 de abril de 2013

Monografia: AS ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA DAS CRIANÇAS

Monografia de Andréia Ebeling - 2013


Resumo

A proposta deste trabalho de conclusão da Especialização em Educação Infantil é conhecer o que as crianças pensam sobre as rotinas as quais estão inseridas e investigar como elas gostariam que fosse este seu dia a dia na escola. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, envolvendo uma professora e um grupo de seis crianças de uma Escola de Educação Infantil - EMEI da cidade de Portão. Os dados coletados revelam que as crianças gostariam de fazer diversas mudanças em seu dia na Escola, desde inserir mais atividades, como também aumentar o tempo de duração de algumas delas. Já a professora, ao mesmo tempo em que acha necessária a rotina, também acredita que a mesma venha a interferir no andamento das atividades que devem ser desenvolvidas. Com a realização deste estudo foi possível constatar que as rotinas são pré-definidas pela direção da Escola no ingresso de cada professora, não sendo levada em consideração a opinião das crianças e dos educadores. Enquanto os mais envolvidos na rotina não forem questionados sobre o assunto, não acontecerão mudanças significativas.
 
Palavras-Chave: Educação Infantil; Crianças; Rotinas.

Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação Infantil, pelo Curso de Especialização em Educação Infantil da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Orientador: Ms. Paulo Sergio Fochi


Para citar: EBELING, Andreia. As rotinas na Educação Infantil sob a ótica das crianças. São Leopoldo, 2013. 51 f. Monografia (Especialização em Educação Infantil). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2013.

Para baixar, clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário