segunda-feira, 29 de abril de 2013

Monografia: AS ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA DAS CRIANÇAS

Monografia de Andréia Ebeling - 2013


Resumo

A proposta deste trabalho de conclusão da Especialização em Educação Infantil é conhecer o que as crianças pensam sobre as rotinas as quais estão inseridas e investigar como elas gostariam que fosse este seu dia a dia na escola. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, envolvendo uma professora e um grupo de seis crianças de uma Escola de Educação Infantil - EMEI da cidade de Portão. Os dados coletados revelam que as crianças gostariam de fazer diversas mudanças em seu dia na Escola, desde inserir mais atividades, como também aumentar o tempo de duração de algumas delas. Já a professora, ao mesmo tempo em que acha necessária a rotina, também acredita que a mesma venha a interferir no andamento das atividades que devem ser desenvolvidas. Com a realização deste estudo foi possível constatar que as rotinas são pré-definidas pela direção da Escola no ingresso de cada professora, não sendo levada em consideração a opinião das crianças e dos educadores. Enquanto os mais envolvidos na rotina não forem questionados sobre o assunto, não acontecerão mudanças significativas.
 
Palavras-Chave: Educação Infantil; Crianças; Rotinas.

Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação Infantil, pelo Curso de Especialização em Educação Infantil da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Orientador: Ms. Paulo Sergio Fochi


Para citar: EBELING, Andreia. As rotinas na Educação Infantil sob a ótica das crianças. São Leopoldo, 2013. 51 f. Monografia (Especialização em Educação Infantil). Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2013.

Para baixar, clique aqui 
Powered by Issuu
Publish for Free

Nenhum comentário:

Postar um comentário