Em 2013, na ocasião de término do mestrado e de uma inquietude muito grande minha em mudar as realidades das escolas de educação infantil me fez propor algo diferente: formar um grupo de escolas interessadas em estudar e transformar seus contextos.
Assim nasceu o Observatório da Cultura Infantil - OBECI. Eramos três escolas e hoje somos cinco. Duas privadas e três públicas. Somos três cidades - Porto Alegre, Canoas e Novo Hamburgo. E sobretudo, somos um grupo quem vem produzindo um conhecimento pedagógico contextualizado, que vem estudando muito e que está transformando as realidades das escolas que fazem do OBECI uma comunidade de apoio ao desenvolvimento profissional.
Aprendemos com Dewey o valor da experiência e da reflexão. Aprendemos com Malaguzzi o valor da documentação Pedagógica e da renúncia a mediocridade. Aprendemos com Pikler o valor das atividades de atenção pessoal e da autonomia. Aprendemos com Julia e João Formosinho a importância da Pedagogia, em especial, das Pedagogias Participativas como estratégia para fazer valer os direitos das crianças e dos adultos.
E ancorados nesta herança pedagógica, estamos em uma constante renovação e construção da nossa própria gramática pedagógica.
Nestes cinco anos estamos aprendendo muito sobre a responsabilidade que temos quando propomos, nomeamos ou evocamos determinadas práticas e determinados autores. Por isso, ao mesmo tempo que vamos construindo um grupo de trabalho cada vez mais denso com as coordenadoras pedagógicas, diretores e professores, também estamos experimentando modos de compartilhar nossas reflexões com outras instituições. Desde 2014 organizamos uma Jornada de Educação Infantil gratuita e aberta a todos que tem interesse de se aproximar dos debates que estamos refletindo e experimentando dentro do Observatório. Neste ano, ainda em fase de construção, comemorando os cinco anos de existência desta comunidade, lançamos o nosso site com o intuito de transformar em uma plataforma de compartilhamentos dos percursos das escolas e dos profissionais que fazem parte do OBECI. Nosso desejo é partilhar e promover a pedagogia.
Como coordenador do OBECI, depois de ter compartilhado sobre nossa trajetória nestes últimos seis meses que estive fora do país, tenho certeza de que o caminho de resistência e de emancipação de uma pedagogia que respeite os adultos e as crianças é construída nos encontros. Nossa comunidade é um encontro entre profissionais que partilham de sonhos e desejos de boa educação infantil, de boas oportunidades pedagógicas para todos os meninos e meninas e, também, um encontro entre profissionais que acreditam que a escola pode ser a grande revolução.