terça-feira, 30 de dezembro de 2014

DICA PARA DOCUMENTAR - Novidades para 2015

Em 2015 o BLOG Catadores da Cultura Infantil se ocupará de apresentar textos, vídeos, reportagens e dicas que auxiliem na reflexão sobre o tema da Abordagem da Documentação Pedagógica.

Enquanto preparo os materiais que pretendo postar, deixo um vídeo muito interessante com 7 dicas para fotografar utilizando celular. Aprender a lidar com a linguagem fotográfica é um dos aspectos muito importantes para ir compreendendo a Documentação Pedagógica.

Obviamente, Documentar Pedagogicamente não significa fotografar as crianças em suas experiências, mas, compreender como tornar visível as aprendizagens das crianças implica em aprender a lidar com os recursos da câmera fotográfica e de vídeo.

Paulo Fochi
Segue o vídeo.


sábado, 25 de outubro de 2014

Como surgiram os Vagalumes

Sabe aquela história boa de escutar? Pois essa aqui que Stela Barbieri conta é uma delas. "Como surgiram os Vagalumes" não só é um vídeo gostoso de ver, é bom de escutar e de entrar nas fabulações de uma estrelinha que quer voltar pra junto de sua mãezinha.




Como surgiram os Vagalumes from a história vai começar on Vimeo.


Ficha Técnica
Concepção e Contadora de Histórias: Stela Barberi
Direção de Arte e Ilustrações: Fernando Vilela
Músico: Ari Colares
Captação e Edição do Vídeo: Amauri Moreira

www.ahistoriavaicomecar.com.br

domingo, 5 de outubro de 2014

Movimento livre

Ideias de Emmi Pikler sendo compartilhadas na TV. Um vídeo interessante para compreender alguns dos pressupostos da pediatra.


segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Cantos para as crianças brincarem

A organização dos espaços em uma sala referência de Educação Infantil pode transformar o cotidiano das crianças em momentos de ricas experiências. Isso é o que estamos discutindo com as alunas do curso de Pedagogia na atividade acadêmica Estágio em docência: Educação Infantil II.

Criar um ambiente que gere possibilidades para as crianças construirem suas próprias atividades não só possibilita um espaço mais amplo para o surgimento de novos enredos e narrativas, como garante um movimento importante na descentralização do adulto.

Segue algumas provocações e inspirações: 

A diversidade de materialidades
 

Frozen Glitter Stars Sensory Play frozen stars, salt, scoops, squeeze bottles, make for fun playing and mixing in the sensory tub


Blocks, color, mirror provocation 
Loose parts display - Colegio Áleph ≈≈

Boulder Journey School - Fairy Dust Teaching
Loose Parts design/creative art


  To try on a nature walk


Reggio Emilia




















Irresistible Ideas for play based learning » Blog Archive » wonderful wooden block play ≈≈



Circunscrição dos espaços: jogos simbólicos







Construction play blocks and cardboard city props -shared by Zart Art Play Based Learning ≈≈
{Guest Post} Ten Playful Free Printables for Kids from Fun at Home with Kids 
Outdoor kitchen at Only About Children Cremorne & Neutral Bay Campuses, image shared by let the children play (",)


house blocks 

Paint your own fort! What a fun idea for kids to do this summer!
Lugares para investigar, explorar e descobrir
let the children play: Simple Play Space Transformations: #4 Sound Makers
@Megan Mattivi I want to do a water wall like this on the fence on the playground at BQ this summer!!! HOW FUN!!!  Water Wall | Pre-school Play



http://adventurouschild.com/tracking-panel.php# Cedar Tracking Panel for the natural playground. Watch as the ball travels down the tubes and chutes! #playoutdoors

Espaços bem organizados: sedução estética

Clase 1b, Nido LCA San Isidro ≈≈ 

domingo, 21 de setembro de 2014

Agenda pela Infância 2015 - 2018 - UNICEF

Com a chegada do mês de outubro, participe desta campanha travada pela UNICEF com a Agenda pela Infância.
Está é uma mobilização lúdica para que os candidatos assumam agendas em benefício das crianças. No documento, se apresentam 7 desafios que o Brasil tem em relação a proteção, saúde, educação das crianças e adolescentes.

Acesse o documento através deste link.

A campanha #voteemmim está baseada em 7 vídeos de crianças propondo que seja votado nelas, explicando cada um dos desafios apresentados no documento.
Veja um dos vídeos.



Acesse o site: http://voteemmim.org.br/

O excesso de brinquedos

Continuando as postagens sobre brincar, compartilho mais um vídeo do Instituto Alana. Neste vídeo, a ilustradora Susan Linn conversa sobre a importância do brincar e sobre os excessos de brinquedos.
Já que estamos prestes a começar o mês que o comercio irá abordar enlouquecidamente as crianças, vale a pena pensar sobre.


terça-feira, 2 de setembro de 2014

Mais brincadeiras, mais movimentos: mais infância - Francesco Tonucci

O fabuloso Francesco Tonucci faz conferência sobre brincar e infância. São três partes da conferência e vale muito a pena assistir.


domingo, 31 de agosto de 2014

Final de agosto: comemorações da infância

No dia 24 de agosto comemora-se o DIA DA INFÂNCIA. Ao contrário do dia das crianças que praticamente tornou-se apenas um apelo comercial, neste dia o objetivo é problematizar as questões sobre a infância, sobre os direitos das crianças.

Compartilho um vídeo que destaca um dos direitos básicos das crianças: participação. Ao pensar neste tema, é inevitável não lembrar do Tonucci e do belo projeto dele para refletir as cidades que acolham verdadeiramente as crianças.

Um segundo vídeo fala sobre amor, ética e infância. Uma bela conversa entre Humberto Maturana e Ximena Davila.

Dica da Queila Vasconcelos



Dica de Josiane Del Corso
 

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

CUCO - TEATRO PARA BEBÊS

O mês de agosto tem boas novas para os pequenos. Temporada do CUCO no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, de 09 a 31 de agosto, sábados (15h e 17h) e domingos (15h).
O Espetáculo para bebês elaborado pela Cia. Caixa do Elefante é motivado por uma das primeira experiências estéticas das crianças bem pequenas: brincar entre o esconder e o revelar. O teatro que estamos realizando propõe um diálogo com a linguagem dos bebês, colocando-os como protagonistas e centro do processo de criação.


 

Ficha Técnica do Espetáculo:

Roteiro e direção: Mário de Ballentti
Pesquisa e concepção pedagógica: Paulo Fochi
Elenco: Ana Luiza Bergmann e Bruna Baliari
Cenografia, Figurinos e objetos cênicos: Margarida Rache
Composição de Trilha sonora: Marcelo Delacroix e Beto Chedid
Criação de luz: Fabrício Simões
Produção e Realização: Caixa do Elefante Centro Cultural de Projetos e Pesquisas

Produtora de Video: Zapata Filmes
Diretor: Juan Zapata
Montagem: Ricardo Azevedo
Dir. de Fotografia: Bruno Polidoro
Camera: Juliano Dutra, Voltaire Barbieri, Bruno Polidoro



sábado, 19 de abril de 2014

Outono: tempo do ocaso

Talvez seja pela transitoriedade das cores das árvores, talvez seja pela metamorfose que acontece nesta estação, outono, ou, tempus autumnus, significa o mesmo que tempo de ocaso. Ocaso, no sentido figurado significa fim de um acontecimento, também é pôr-do-sol ou ocidente, oeste, poente, contrário de Alvorada, momento em que o sol aparece no horizonte, na direção leste.
O fato é que com o outono, nossa paisagem visual muda as cores, revela tonalidades que provocam combinações, texturas e nuances diferentes daquelas que encontramos no calor do verão, na frieza do inverno ou, no colorido da primavera. Não que o outono não tem seu colorido, aliás, seu conjunto de cores e variedade de matizes é imensa.

Se as cores mudam, os cheiros e texturas também, então, que tal aproveitar para trazer para as crianças a oportunidade de colecionar, brincar, descobrir, conhecer e pesquisar sobre esses materiais?
Aqui vai algumas imagens para provocar a pensar em oportunidades diferenciadas e criativas para as crianças.








 


 



domingo, 9 de março de 2014

Casa de Brincadeiras

Sam_pam_02


Por Fabián Cifuentes / Traduzido por Victor Delaqua
 

Do arquiteto. O Desafio Playhouse Canfor é um evento anual no Pacific National Exhibition onde os melhores fornecedores de madeira de British Columbia se reúnem com arquitetos e construtores locais para desenhar e realizar uma "casa de brincadeiras" para as crianças. Depois da feira, as casas são vendidas aos compradores corporativos pré-registrados para serem doadas às comunidades e organizações de caridade de toda a província. Este ano, os fundos arrecadados vão ao Hospital Infantil 'Child Health BC'. 
Construído a partir de uma paleta mínima, apenas com peças de 2x3 de madeira, a casa de jogos do OMB, "Sam + Pam" é uma estrutura dupla que mostra de maneira didática a beleza do material dentro dos limites dos requisitos (seu tamanho se limita à 8' x 8', para que possa ser transportado à feira em um caminhão).
Conectada por uma ponte de cordas e protegida das intempéries pelo revestimento de verniz transparente, "Sam + Pam" sugere novas formas de brincadeiras a partir da premissa de criar "muito com pouco".
As casas estiveram em exposição numa área temática especial para a edição de 2013 da Feira PNE, que ocorreu entre os dias 17 de agosto e 2 de setembro.

Casa de Brincadeiras ‘Sam + Pam’ / Office of McFarlane Biggar Architects + Designers Inc.
Veja as imagens
 
  © Latreille Delage 


Sam_pam_03 

 Sam_pam_04 



 Sam_pam_plan


Fonte:
http://www.archdaily.com.br/br/01-145727/casa-de-brincadeiras-sam-plus-pam-slash-office-of-mcfarlane-biggar-architects-plus-designers-inc