sexta-feira, 29 de março de 2013

Alfabetizar....

Nesta semana, em função do artigo que saiu no início do ano passado no Jornal Zero Hora, a revista Educação (editora Segmento) me procurou para saber qual seria a minha opinião sobre o Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa.
Em Maio, compartilho a reportagem da revista, por enquanto, retomo o texto publicado no ano anterior.
 


Uma música pra embalar sonhos

Retomando uma postagem feita em meu antigo blog, em 22 de abril de 2010, encontrei esse vídeo que apresenta uma música quefaz parte de um CD que reune canções belíssimas para crianças e adultos.
A coleção Putumayo Kids reune alguns CDs com músicas do mundo todo. Trata-se um repertório sensível e primoroso para encatar-se com a linguagem universal que é a música.

Bom para as crianças, bom para os adultos...bom para todos os dias!


Mais informações sobre os CDs da coleção pode ser encontradas no site

A dica para quem quer comprar, é dar uma passadinha na Livraria Bamboletras, aqui na Cidade Baixa, que lá, eu sei que tem!!!
Fica na Rua General Lima e Silva 776 / Loja 03 - Shopping Nova Olaria - Porto Alegre / RS - Telefones: (51) 3221-8764 (51) 3227-9930.

terça-feira, 26 de março de 2013

Observatório da Cultura Infantil

Está começando o Observatório da Cultura Infantil - ObeCI, uma rede de trabalho interessada em promover uma nova cultura pedagógica para a infância.

São 3 escolas, de 3 cidades diferentes, todas reunidas para a construção de um trabalho que promova o debate e a produção de conhecimento sobre a Pedagogia da Pequena Infância.

No dia 27 de março, realizou-se o primeiro encontro dos representantes das escolas. 

Luciane, Ivana, Solmi, Natali, Paulo
Giseli, Gilneia, Silvana, Gisele


Realização:







Apoio:













Escolas Participantes



 









 








 










quinta-feira, 21 de março de 2013

As crianças na rua

Um vídeo curioso e interessante sobre um projeto para organizar espaços para as crianças brincarem.
Vendo o vídeo, muito lembrei do Tonucci, em especial, no seu último livro "A solidão das crianças" da editora Autores Associados.
Tonucci, através da voz das crianças, denuncia a solidão e o confinamento que crianças do mundo inteiro estão sendo submetidas. Horas na frente da televisão, sozinhas, isoladas, sem irmãos, sem amigos, sem espaços para brincar, cada vez mais, as possibilidades das crianças interagirem e socializarem com ouras crianças é mais escasso.

Esse vídeo pode servir como um bom exemplo de movimentos simples, como fechar uma rua para as crianças brincarem, pode contribuir para uma vida melhor.

Fica a dica!


Playing Out from Playing Out on Vimeo.

SUPER DICA

Já pensou ouvir uma rádio para crianças?! Com um repertório de músicas maravilhosas?! Pois é, agora isso é possível e está disponível a todos, gratuitamente, pela internet.
A Rádio Radinho é uma boa opção para pais e filhos, com programação diária que envolve músicas folclóricas, músicas nacionais e internacionais, o playlist da rádio agrada aos pequenos e aos grandes também.

Sobre a programação:
  
 
 



O acesso pode ser feito pelo site  http://radioradinho.com.br/ e também está disponível na versão móbile.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Cabanas

Brincar de cabana com cobertas, quem não gosta dessa brincadeira? Pois é. A dica do Catadores da Cultura Infantil é esta mesma, brincar de cabana na sala referência de Educação Infantil.
A criação de "microambientes" nas sala de Educação Infantil é uma forma de organizar um entorno para as crianças se sentirem acolhidas, e que também seja compatível para que ela mesma consiga organizar. Pode-se dizer que, falar num espaço que a criança possa organizar é dizer, de algumas maneira, em um espaço que permita a criança ser autonoma.
Ao mesmo tempo, é pensar em espaços relacionais que, em alguma medida, possa garantir que o entorno provoque a relação entre as crianças, e a relações com materiais, a relação com o mundo.
Além disso, os microambiente podem estar carregados de polisensorialidades, permitindo às crianças criarem, modificarem e viverem experiências ricas e distintas.

Por Paulo Fochi / Março 2013
Aqui vão algumas ideias!