Este livro, disponível online, é resultado do projeto de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil no Rio Grande do Sul.
Ele apresenta textos que resultaram das temáticas de estudo que ocorreram durante o desenvolvimento do projeto, tanto no âmbito político quanto no pedagógico.
O prefácio do livro é escrito pela professora Rita Coelho, coordenadora da Educação Infantil no MEC.
A apresentação fica por conta das organizadoras, Maria Luiza Flores e Simone Albuquerque, ambas professoras da UFRGS.
Quanto aos textos, segue o índice de artigos e autores:
EDUCAÇÃO INFANTIL NO COTIDIANO DAS PRÁTICAS
17 DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL:
ALGUMAS INTERFACES ENTRE AS POLÍTICAS E AS PRÁTICAS - Maria Luiza Rodrigues Flores
Simone Santos de Albuquerque
OS TEMPOS DA INFÂNCIA - Alfredo Hoyuelos
OS BEBÊS NO BERÇÁRIO: IDEIAS-CHAVE - Maria Carmen Silveira Barbosa
Paulo Sergio Fochi
PERCORRENDO TRAJETOS E VIVENDO DIFERENTES ESPAÇOS COM
CRIANÇAS PEQUENAS - Maria da Graça Souza Horn
Carolina Gobbato
A ARTE É PARA AS CRIANÇAS OU É DAS CRIANÇAS? PROBLEMATIZANDO AS
QUESTÕES DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Susana Rangel Vieira da Cunha
Camila Bettim Borges
AS LINGUAGENS, A FORMAÇÃO DO LEITOR E A AÇÃO PEDAGÓGICA
COTIDIANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APONTAMENTOS - Gládis Elise Pereira da Silva Kaercher
A EXPERIÊNCIA DE APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL - Silvana de Oliveira Augusto
A MÚSICA E AS PRIMEIRAS APRENDIZAGENS DA CRIANÇA - Leda de Albuquerque Maffioletti
MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: PERSPECTIVAS
DE PROTAGONISMO COMPARTILHADO ENTRE PROFESSOR, CRIANÇAS E
CONHECIMENTO - Gabriel de Andrade Junqueira Filho
DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DE QUEM ESTAMOS FALANDO?
COM QUEM ESTAMOS TRATANDO? - Valdete Côco
O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS E OS AVANÇOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL - Ricardo Amorim Gomes
ARTICULAÇÕES E TENSÕES ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO
FUNDAMENTAL: ANÁLISES A PARTIR DO CONTEXTO RECENTE DAS
POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS - Maria Beatriz Gomes da Silva
Maria Luiza Rodrigues Flores
AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL: CRIANÇAS E SERVIÇOS EM FOCO - Catarina Moro
Zilma de Moraes Ramos de Oliveira
PERCEPÇÕES SOBRE O COTIDIANO EDUCATIVO EM UNIDADES DO
PROINFÂNCIA DE TRÊS MUNICÍPIOS GAÚCHOS - Maria Renata Alonso Mota
Marta Quintanilha Gomes
Susana Beatriz Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário