- Maria da Graça Souza Horn
- é doutora em Educação
- mghorn@terra.com.br
A leitura do livro vai revelando a sensibilidade do autor ao observar e registrar as ações e as interações dos bebês — fruto de suas diferentes experiências com as linguagens artísticas, como a dança e o teatro. Os aportes teóricos utilizados para dialogar com as experiências das crianças provêm de diferentes campos do conhecimento: da perspectiva pedagógica de Loris Malaguzzi, da perspectiva médica de Emmi Pikler e da perspectiva psicológica de Jerome Bruner. Uma complexa trama teórica é apresentada, sem envolver tais abordagens de forma segmentada. É importante destacar que o autor buscou na abordagem da documentação pedagógica o mote metodológico do seu estudo, baseado na experiência pedagógica italiana, que tem como eixos articuladores a observação, a reflexão e o registro.
O livro é introduzido com um instigante título — Das palavras faladas às palavras escritas — e desdobra-se em três capítulos — Pesquisar a experiência educativa, Caminhos metodológicos e Histórias narradas —, convidando o leitor a adentrar no maravilhoso mundo dos bebês. Nessa leitura, é possível compreender que as crianças aprendem de diferentes formas, com base em suas decisões e iniciativas. As histórias apresentadas ao longo do texto evidenciam que, em vez de planejarmos atividades a serem “aplicadas” com os bebês, é importante levarmos em conta outros elementos, como o tempo, o espaço, os materiais, a organização do grupo e o tipo de intervenção a ser realizada pelo adulto.
Resenha publicada na edição nº 43 da Revista Pátio Educação Infantil
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