v. 18, n. 36 (2016): Dossiê: Emenda Constitucional 59/2009: em busca da criança perdida
Sumário
Editorial
Editorial | |
Bianca Salazar Guizzo, Luiz Felipe Zago |
Dossiê
Apresentação - Dossiê "Emenda Constitucional 59-2009: em busca da criança perdida" | |
Rodrigo Saballa de Carvalho, Paulo Sérgio Fochi |
Velhas e novas obrigatoriedades: para quais crianças?
O Ensino obrigatório na legislação federal dos séculos XX e XXI | |
Bruna Breda |
A (pré)-escola na lógica da obrigatoriedade: um desconcertante 'dejà vu'? | |
Mônica Appezzato Pinazza, Maria Walburga dos Santos |
Desatando nós... os fios que tecem o percurso da pré-escola no Brasil: da liberdade de escolha à obrigatoriedade de frequência | |
Cinthia Votto Fernandes |
De Norte a Sul: perderam as crianças?
Obrigatoriedade de matricula aos 4 anos: ampliação ou recuo do direito? | |
Rosânia Campos, Maria Carmen Silveira Barbosa |
Direito à educação infantil no contexto da obrigatoriedade de matrícula escolar na pré-escola | |
Maria Luiza Rodrigues Flores, Simone Santos de Albuquerque |
Contribuições da teoria histórico-cultural para a universalização da pré-escola no Brasil | |
Sônia Regina dos Santos Teixeira, Ana Paula Melo de Araújo |
Por Pedagogias que não se percam (d)as crianças
As gramáticas pedagógicas participativas e a construção da identidade da criança | |
Júlia Oliveira-Formosinho |
“O muro serve para separar os grandes dos pequenos”: narrativas para pensar uma pedagogia do cotidiano na educação infantil | |
Rodrigo Saballa de Carvalho, Paulo Sérgio Fochi |
Perspectivas de crianças sobre o cotidiano da pré-escola: o recreio em foco | |
Silvia Helena Vieira Cruz, Celiane Oliveira dos Santos |
Manifesto (des)educado: profanações pós-coloniais | |
Solange Estanislau Santos, Flávio Santiago, Ana Lúcia Goulart de Faria |
Artigos
A garantia do direito à Educação Infantil para os filhos da classe trabalhadora nos Planos Municipais de Educação do Estado do Paraná | |
Simone de Fátima Flach, Janete de Fátima Ferreira Caldas |
Memórias e patrimônios documentais afro-brasileiros: implicações para a Educação | |
Maria Angélica Zubaran |
Os testes que tratam da representatividade de gênero no cinema e na literatura: uma proposta didática para pensar o feminino nas narrativas | |
Carolina Alves Magaldi, Carla Silva Machado |
Pesquisar com Michel Foucault | |
Pablo Severiano |
Contribuições da teoria da atividade de Leontiev para o trabalho com bebês na creche | |
José Ricardo Silva, José Milton de Lima |
Nenhum comentário:
Postar um comentário