segunda-feira, 28 de março de 2016

Tempo das nossas crianças

Do nosso parceiro Toda Criança Pode Aprender

ilustra-06
Quanto tempo as crianças têm para brincar e fazer o que só se faz nessa fase da vida? Será que a vida moderna está possibilitando que elas continuem a fazer as brincadeiras que colocam em jogo sua imaginação e criatividade?
Já falamos aqui sobre a consequência das crianças terem muitas atividades extraescolares monitoradas pelos adultos.
Agora, vamos fazer algumas contas para visualizar como é o dia a dia de crianças que fazem muitas atividades monitoradas.
Considerando as 12 horas de um dia como o tempo “útil” para as atividades, e pensando nas horas utilizadas em uma semana – 60 horas – uma criança que tenha muitas atividades passa, em média:
  • 5 horas na escola todos os dias = 25 horas
  • 2 horas em atividade esportiva, duas vezes por semana = 4 horas
  • 1 hora em aulas de idiomas, três vezes por semana = 3 horas
  • 30 minutos no trajeto das atividades = 4 horas
  • 1 hora em tarefas escolares todos os dias = 5 horas
  • 1 hora e 30 minutos nas refeições = 7,5 horas
Restam, dessa forma, um pouco mais de 1 hora por dia para que ela brinque e faça o que realmente só pode ser feito quando se é criança: usar toda a imaginação a serviço da diversão!
Mas…
… se ela fica essa 1 hora jogando em aparelhos eletrônicos, outros tipos de brincadeiras acabam perdendo totalmente seu espaço.
Vale a pena pensar nisso!

O Toda Criança Pode Aprender visa fortalecer, no imaginário da sociedade brasileira, a noção de aprendizagem como capacidade inerente a qualquer criança e potencializada pela mediação dos adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário