DOS BEBÊS NASCEM COISAS
Percurso formativo para professores
e gestores de Educação Infantil
Da paixão que tenho em Rodari a
Munari nasce o título fantástico deste percurso formativo. O primeiro, um
importante nome na literatura infantil, grande filósofo e conhecedor dos temas
da criação, da fantasia e da imaginação que contribuiu com as reflexões da
Pedagogia Italiana. O outro, também italiano, aparece como um dos principais
nomes no cenário mundial na área do design, da arquitetura e da comunicação.
Esses dois autores, um que gostava de brincar com as palavras e o outro, que
gostava de transcender os métodos tornam-se, neste trabalho, uma referência na
elaboração disto que chamo de Percurso Formativo.
O Percurso formativo é compreendido
como um conjunto de ações que buscam sublinhar uma reflexão sobre um
determinado campo, neste caso, o das Pedagogias para a Pequena Infância.
Diferente de um curso, este Percurso propõem aos participantes a produção de
uma narrativa individual que parte dos caminhos singulares traçados por cada
um, e, na medida em que o percurso formativo acontece, estas experiências já
vividas aparecem para ser (re)significadas.
Os encontros formativos, as leituras
encaminhadas, os exercícios de registros que serão construídos em um
inventário, compõem esse percurso que se coloca aberto para os participantes
continuarem mesmo ao final dos encontros.
Assim, a partir da metáfora do nome
deste percurso, proponho discutir o que as crianças bem pequenas nos convocam
em contextos de vida coletiva e, a luz de um cenário teórico escolhido,
refletir o que nasce dos bebês e o que se pode fazer com as “coisas” que
emergem de sua relação com o mundo. Este cenário teórico situa-se no campo das
Pedagogias para a Pequena Infância, e sendo a Pedagogia um campo da
ambiguidade, é neste cenário que alguns interlocutores são chamados a elucidar
e auxiliar na reflexão proposta: Loris
Malaguzzi, Emmi Pikler e Jerome
Bruner formam este tripé que sustenta o debate.
Vale destacar que não se trata de um
percurso formativo que deseja trazer esta ou aquela abordagem para ser
“traduzida” em nossos contextos, mas sim, que em um exercício crítico aporta-se
nos princípios que estes autores produziram em seus campos de estudo.
No que se refere aos temas que
desencadearão os estudos, destaco:
• As proposições atuais das atuais
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, como um instrumento
legítimo que orienta a elaboração, execução e avaliação de propostas educativas
no Brasil.
• As Práticas Cotidianas como eixo
que organiza o currículo e, por isso, as dimensões de tempo, espaço e
materiais.
• A articulação do patrimônio de
conhecimento das crianças com o patrimônio de conhecimento já acumulado pela
humanidade.
• O processo formativo no interior
das escolas, travados pelo exercício da observação, do registro e da
interpretação das experiências educativas das crianças.
• A produção das narrativas que
compartilham e revelam as imagens das crianças, de docência e de conhecimento.
Tais temas estão entrelaçados na
possibilidades dos próprios participantes poderem ao longo do percurso ir
produzindo reflexões sobre a dinâmica e a produção do conhecimento na escola da
infância.
Quanto a dinâmica do percurso
formativo, propõem-se encontros quinzenais, de 8 horas, e o encaminhamento de
leituras e produção de registros que servirão de observáveis para as reflexões
dos encontros.
Paulo Sergio Fochi - Mestre em
Educação (UFRGS), Especialista em Educação Infantil (Unisinos); Especialista em
Gestão e Organização de Escola (Unopar) e Pedagogo (Unopar). Coordenador e professor
do curso de especialização em Educação Infantil da Unisinos, atuou como
coordenador Pedagógico e professor de Escola Infantil por mais de dez anos,
Supervisor do projeto de Assessoramento técnico-pedagógico do MEC/UFRGS a 167
municípios do RS que aderiram ao Proinfância e consultor e formador de
professores, atuando nacional e internacionalmente com os temas do currículo e
da Educação Infantil. Autor do blog Catadores da Cultura Infantil e coordenador
do OBECI – Observatório da Cultura Infantil. É pesquisador colaborador do GEIN
- Grupo de Estudos de Educação Infantil da UFRGS. Organizador de dois livros
sobre o tema da Educação Infantil e autor de artigos científicos publicados em
revistas da área. Atua também no assessoramento de Redes Municipais de Ensino e
a Escolas Infantis, em projetos especiais e no desenvolvimento de produtos e
conteúdos para crianças, como o de teatro para bebês - Cuco.
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