O Pacto Nacional para a Alfabetização na idade certa é o tema de capa da Revista Educação, da editora Segmento. A edição questiona se o professor alfabetizador poderá garantir que as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos, conforme propõem o pacto.
A reportagem de capa discorre sobre os enfrentamentos do Pacto e coloca diversos pesquisadores e estudiosos da área a debater sobre o tema em questão. Além disso, o artigo amplia a discussão trazendo os aspectos da avaliação, da formação dos professores, da experiência no Ceará - berço do projeto - e, algo que fiquei muito contente, a discussão se existe, efetivamente, a idade certa para as crianças se alfabetizarem.
Além do tema central, outros artigos compõem a edição de maio e, especialmente um, gostaria de fazer destaque, pois traz a luz reflexões importantes a serem consideradas nos atuais contextos educativos e políticos da e na Educação Infantil: a avaliação.
Na página 46 da revista, "Foco na oferta", se discute sobre as atuais reflexões e tensões a respeito da avaliação na e da Educação Infantil. O texto, esclarecedor e bem contextualizado, discute sobre o movimento feito pelo MEC e pelo colegiado responsável pelo tema em defender que a avaliação esteja centrada nas condições ofertadas às crianças e, com isso, tire de foco as avaliações em larga escala das crianças.
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